Windward ou Barlavento e Leeward ou Sotavento

As Ilhas do Caribe estão divididas em 4 grandes grupos:
- Bahamas
- Maiores Antilhas
- Menores Antilhas
- Antilhas Holandesas


As Maiores Antilhas juntamente com as Menores, formam as India Ocidentais. São uma longa cadeia de ilhas a leste do mar do Caribe demarcando a fronteira com o Oceano Atlantico.

As Maiores Antilhas estão a sudeste dos Estados Unidos e consta de 4 grandes ilhas: Cuba, Haiti e Republica Dominicana, Jamaica e Porto Rico.

As Menores Antilhas são de norte para sul: U.S. Virgin Islands, British Virgin Islands, Anguilla (Br.), Saint Kitts and Nevis, Antigua and Barbuda, Montserrat (Br.), Guadeloupe (Fr.), Dominica, Martinique (Fr.), Saint Lucia,Barbados, Saint Vincent and the Grenadines, Grenada, Trinidad and Tobago, as ilhas na costa da Venezuela, as Antilhas Holandesas (Netherlands) e Aruba (Neth.).
As ilhas de Bonaire e Curaçao, Sint Eustatius, Saba e a parte mais ao sul de Saint Martin, formam as Antilhas Holandesas ( Netherlands ).

As Menores Antilhas poder ser divididas em Windward ao sul e Leeward ao norte enquanto que as Antilhas Holandesas dividem-se em 2 grupos, nordeste e sudoeste.

Os temos Windward e Leeward são usados se referindo a um grupo de ilhas ou a lados diferentes de determinadas ilhas. Windward ou Barlavento significa lado do qual sopra o vento e Leeward ou Sotavento , o lado para onde vai o vento, é o lado protegido da ilha devido a alguma elevação geografica tornando-o mais seco e com menos vento. Assim , os temos Windward e Leeward são importantes não só para localizar as ilhas como tambem para definir o seu tempo e clima.

Como os ventos predominantes do Caribe sopram de sul para norte, as primeira ilhas a serem atingidas por eles são as do grupo Windward daí ser dado este nome para este grupo de ilhas.

As ilhas Windward são:

- Martinique
- Saint Lucia
- Barbados
- Saint Vincent
- The Grenadines
- Grenada
- Trinidad
- Tobago


As ilhas Leeward são:

- The Virgin Islands
- Anguilla
- Saint Martin (Guadeloupe (north part) and Netherlands Antilles (south part))
- Saba (Netherlands Antilles)
- Sint Eustatius (Netherlands Antilles)
- Saint Barthelemy
- Antigua
- Barbuda
- Saint Kitts
- Nevis
- Montserrat
- Guadeloupe
- Dominica




1) BOMBORDO - Lado esquerdo de quem veleja
2) BORESTE - Lado direito de quem veleja
3) BARLAVENTO - Lado de onde o vento sopra
4) SOTAVENTO - Lado para onde o vento esta indo